domingo, 16 de novembro de 2008

Língua peluda...

A frase, em geral, está relacionada ao desconforto: "... fulano está com cabelo na língua." e muitos acreditam que não passe desta metáfora já que aparentemente é impossível que existam cabelos na língua. Ledo engano: cabelo nasce na língua e há poucas coisas tão desagrádáveis de se ver como uma língua peluda.

Em realidade não é cabelo, isto é uma patologia denominada "língua negra peluda" e acontece quando as papilas não se regeneram normalmente quando então ali se acumulam bactérias e sujeira e portanto adquirem este aspecto tão desagradável.

Aparentemente não é tão grave como parece, porque pode ser resolvido com tratamentos que incluam algum antibiótico. Alguns pensam que esta patologia asquerosa é devida ao consumo excessivo de café ou do cigarro ou então à falta de higiene bucal.

Nem um e nem outro; a língua peluda é um problema relacionada a uma deficiêcia no sistema imunológico mais do que qualquer outra coisa. Tanto que algumas pessoas com AIDS (em fase terminal) podem apresentar este problema. Mas, para que não se assustem os hipocondríacos, não necessariamente indica que algo está tão errado. Às vezes pode se tratar de um "pequeno" inconveniente no sistema imunológico, que pode ceder ante um tratamento adequado.

Fonte: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4210

Um comentário:

Unknown disse...

Ah, vc viu isso no meu post lá na cedi e nem comentou! hehe

Adoro seu blog